CONHEÇA O HO'OPONOPONO,SUA ORIGEM,PRÁTICA,PODER DE CURA E TRANSFORMAÇÃO QUÂNTICA

  

Conheça o poder do Ho’oponopono



Prática havaiana antiga ganha o mundo ao trazer prosperidade, saúde, paz e outros benefícios para quem a utiliza

Em seu modo mais popular e superficial, ho’oponopono é um poderoso mantra que possui a capacidade de restaurar a harmonia interior e a harmonia nas relações interpessoais de qualquer pessoa. “Sinto muito”, “Por favor, me perdoe”, “Eu te amo” e “Sou Grato” são as frases que repetimos durante o ho’oponopono.

Quando somos crianças, aprendemos que essas são palavrinhas mágicas. Mas, quando adultos, ressignificamos essas expressões simplesmente como gestos de educação e de respeito ao próximo. Na verdade, essas expressões nunca deixaram de ser mágicas: nós só não tínhamos conhecimento do quão poderosas elas são e do efeito que causam quando unidas.

O que é o Ho’oponopono?

Ho’oponopono é uma técnica, meditação ou processo havaiano de arrependimento, perdão e transmutação desenvolvido por Kahuna Lapa’au Morrnah Nalamaku Simeona (1913–1992). O termo “Ho’oponopono” significa “reparar” ou “corrigir um erro”. De acordo com os antigos havaianos, a fonte do erro está em pensamentos contaminados por memórias dolorosas do passado ou traumas.

A neurociência aponta que seres humanos são 95% regidos pelo inconsciente, onde habitam nossas memórias. E a prática havaiana oferece uma maneira de liberar a energia de pensamentos dolorosos ou erros do passado que podem causar desequilíbrio. O objetivo é ajudar as pessoas a entenderem seus problemas como memórias que se repetem no inconsciente e se libertarem delas.

A técnica ficou famosa após o autor americano Joe Vitale descrever no livro ”Limite Zero” um fato curioso em que o terapeuta dr. Ihaleakala Hew Len curou uma ala hospitalar cheia de criminosos perigosos com problemas mentais sem nunca ter atendido um paciente pessoalmente. Ele só usava a técnica de meditação do ho’oponopono nas fichas médicas que constavam os laudos clínicos de cada um — muitos deles com doenças psíquicas até então incuráveis.

Como funciona o Ho’oponopono?

Quando viemos ao mundo somos seres sem instrução e os nossos pais se encarregam de nos ensinar. Obviamente, eles acabam nos ensinando o que acreditam ser certo e o que nos deixaria mais preparados para viver os desafios da vida. E assim aprendemos que “o dinheiro é sujo”, que “a vida é uma luta”, “que a vida é difícil”, às vezes até mesmo “que você não é inteligente o bastante”, “que você é feio(a)”, que devemos parar de sonhar”. Todos esses ensinamentos ficam armazenados no nosso inconsciente, porque nós os interiorizamos como verdades.

É aí que entra o ho’oponopono: ele limpa memórias que nos desconectam da nossa saúde física, financeira, da paz, harmonia e felicidade que deveríamos estar vivenciando. Ele cura essas memórias, esses obstáculos mentais conhecidos pela física quântica como crenças limitantes. E, após essa limpeza, conseguimos nos conectar com o Divino que existe dentro de cada um de nós e vivermos o presente em sua plenitude — sem elos com o passado.O dr. Hew Len diz que tudo o que acontece conosco é resultado de nossas memórias.

Quando fazer Ho’oponopono?

A indicação é mentalizar ou falar o ho’oponopono sempre que constatarmos algo desagradável em nossas vidas. E isso não está ligado a nenhum ritual religioso, então não é necessária nenhuma posição específica para fazer a meditação. Basta apenas repeti-las mentalmente ou vocalmente, até se sentir melhor e livre daquele pensamento.

Podemos fazer o ho’oponopono quando percebermos sentimentos como medo e ansiedade, por exemplo. Basta dizer: “medo abençoado, sinto muito, por favor, me perdoe, eu te amo, sou grato(a)”. E por que abençoar o medo ou a ansiedade? Simplesmente, porque só curamos algo quando o acolhemos com amor. Então acolhemos o medo, a ansiedade e qualquer sentimento do tipo para nos curarmos reconhecendo que esse sentimento está vindo à tona. Porque ele é uma memória que está se revelando para ser limpada da sua vida.

A mesma forma pode ser feita quando alguém estiver com dificuldades financeiras: “dinheiro abençoado, sinto muito, por favor, me perdoe, eu te amo, sou grato”. Quando repetimos essas frases, limpamos memórias e crenças de que o dinheiro é sujo, que só traz sofrimento, entre outras.

Como fazer?

Cada um pode repetir as frases quantas vezes quiser e da forma que lhe gerar melhores resultados, de acordo com as suas necessidade e bem-estar.

Para os mais espiritualizados, é indicado que as quatro frases (“sinto muito”, “por favor, me perdoe”,”eu te amo” e ”sou grato)” sejam repetidas 108 vezes. Isso porque 108 é um número considerado sagrado e que potencializa o resultado do ho’oponopono. Tanto que existe o japamala, colar de bolinhas semelhante ao terço católico, com 108 contas. É até possível encontrar o japamala na versão aplicativo para smartphones.

Você pode fazer o ho’oponopono para outras pessoas, mas primeiramente é indicado que o ho’oponopono seja feito para você mesmo. Diga seu próprio nome antes das frases, por exemplo: “Ana Carla, sinto muito, por favor, me perdoe, eu te amo, eterna gratidão”.

Existe uma adaptação, que tem como base um ensinamento de Gregg Braden, físico e autor americano da Nova Era. No livro “Segredos de Um Modo Antigo de Rezar” ele explica que quando abençoamos algo nós o curamos — porque imediatamente tiramos nossos julgamentos. Então a prática pode ser repetida da seguinte forma: “Ana Carla abençoada, sinto muito, por favor, me perdoe, eu te amo, eterna gratidão”.

Qual o significado de cada uma das 4 frases?

“Sinto muito”: nesta frase assumimos responsabilidades sobre a nossa situação atual, reconhecemos que algo (físico, mental ou emocional) aconteceu no passado e se firmou na memória. Esse reconhecimento mostra que a pessoa está preparada para a mudança necessária e tão almejada.

“Me Perdoe”: quando pedimos perdão, pedimos perdão a nós mesmos e ao Criador para nos ajudar a nos perdoarmos por essas memórias que se repetem em nosso sistema. Desta forma, obtemos a libertação do meu problema.

“Eu te amo”: não há nada mais potente que magnetizarmos o amor para permiti-lo que retorne a nós. Quando dizemos “eu te amo”, dizemos que amamos nossas memórias e que somos gratos por podermos libertar a elas e a nós mesmos. O amor é a nossa melhor forma de reconexão com o Divino e de transformação de toda energia bloqueada.

“Sou grato”: a gratidão é sinônimo de fechamento de ciclos e de certeza e confiança na ação do Criador, independente de como você o identifique. Devemos ser gratos por nosso subconsciente dar oportunidades de limpar e curarmos memórias.

Para saber mais sobre o ho’oponopono, consulte o livro “Limite Zero: O sistema Havaiano Secreto para Prosperidade, Saúde, Paz e Mais Ainda”, do autor americano
Joe Vitale.

O álbum by Mindfullness Meditation World poderá te ajudar na prática:

Esta matéria foi escrita pelo iluminadíssimo Kim Olivier. 

Fonte:https://medium.com/mecalovemeca/conhe%C3%A7a-o-poder-do-hooponopono-cee4b834972c


Conheça o poder do Ho'oponopono e resolva relações conturbadas na sua vida

Mantra falado ou mentalizado promove reconciliação, perdão e paz interior



Por Regina Restelli, Criadora da Terapia dos Chakras, Personare

 

Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “colocar em ordem perfeita”. Na língua havaiana, a palavra é definida por:

  • Ho’o = “causa”
  • ponopono = “endireitar, arrumar, alterar, revisar, ajustar, corrigir, ordenar”

Esta técnica foi fundada por Sra Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona (19 de maio de 1913 – 11 de fevereiro de 1992), que, ao estudar as tradições havaianas, acabou criando e atualizando as bases desses ensinamentos para os tempos modernos.

Ela idealizou o Ho’oponopono de Identidade Própria, que, de forma distinta do Ho’oponopono Huna, nos traz uma proposta de trabalho a nível intrapessoal de autocura.

Ho’oponopono Huna é um ritual havaiano utilizado pelos antigos sacerdotes, para resolver problemas na sociedade, com base em reconciliação, curas e perdão.

Respire e faça a prática! — Foto: Reprodução/Unsplash

Respire e faça a prática! — Foto: Reprodução/Unsplash

Por meio de frases simples:

“Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado”

O Ho’oponopono de Identidade Própria pode curar relacionamentos e resolver relações conturbadas na sua vida – seja com pais, irmãos, amigos, colegas de trabalho ou cara-metade.

Ainda que se trate se frases simples, algumas dúvidas sobre o assunto sempre surgem e, por isso, trago aqui as principais.

Vale deixar claro que usei como base experiências realizadas em grupos ou em terapias ministrados por mim.

1 – HO’OPONOPONO É UMA PRÁTICA RELIGIOSA?

O Ho’oponopono é uma técnica simples e eficiente no que diz respeito a relacionamentos, e não uma prática religiosa.

A proposta é assumir responsabilidade diante dos acontecimentos de nossa vida e repetir as frases: “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado” (se quiser saber mais sobre como fazer isso, assista ao vídeo).

O mantra está diretamente relacionado a valores como compaixão, humildade, amor, gratidão.

O objetivo é ajudar você a entender que seus problemas são memórias que se repetem no seu subconsciente.

Sendo assim, as dificuldades que possui não têm nada a ver com uma pessoa, lugar ou situação.

Tudo que lhe incomoda é de sua inteira responsabilidade, só você pode mudar. Ao vivenciar conflitos repetidos, de memórias reencenadas, você pode permanecer envolvido com elas ou escolher fazer diferente.

2 – É PRECISO REPETIR O MANTRA QUANTAS VEZES?

As frases podem ser usadas na sequência que você quiser e quantas vezes desejar. Se sentir que uma única vez é o suficiente, acredite, é o que você precisa. Eu já vi conquistas quase imediatas com clientes minhas que fizeram apenas uma única vez o Ho’oponopono.

3 – O HO’OPONOPONO SÓ FUNCIONA SE EU FALAR O MANTRA EM VOZ ALTA?

A técnica funciona se falarmos as frases em voz alta ou mentalmente, não importa.

4 – OS RESULTADOS DEMORAM MUITO A APARECER?

Percebo, com o passar dos anos, que os resultados dependem da determinação / verdade com que recitamos as frases.

Outro ponto importante é tentar se libertar completamente das expectativas em relação à rapidez que os efeitos aparecerão na sua vida.

E lembre-se sempre: a conquista do “milagre” proposto pela técnica está diretamente relacionada ao desapego, amor, aceitação, verdade e gratidão.

5 – HO’OPONOPONO EXIGE UM RITUAL PARA SER FEITO?

Não é necessário nenhum tipo de ritual para praticarmos a técnica.

6 – PRECISO REPETIR O MANTRA PERTO DA PESSOA COM A QUAL TENHO PROBLEMAS?

Podemos estar perto, olhando para a pessoa, ou distante dela – mesmo em outro país. Devemos fazer a repetição das frases – em voz alta ou mentalmente – sempre que constatarmos algo desagradável em nossas vidas.

O principal é assumir que se algum relacionamento conflituoso está em sua vida, a situação é de sua responsabilidade. Afinal, você só reconhece aquilo que conhece. E se algo está incomodando, é porque conhece aquilo, está no seu inconsciente ou mesmo no seu consciente.

7 – POSSO FAZER HO’OPONOPONO PARA QUEM NÃO CONHEÇO?

Podemos e devemos recitar as frases de autorresponsabilidade e autocura para tudo e todos.

Por exemplo, se estou assistindo o telejornal e vejo uma notícia ruim que me emociona ou incomoda, aproveito para falar ou mentalizar o mantra em relação àquela situação.

Se meu desejo é viver em paz, aproveito todas as oportunidades para purificar em mim as possíveis crenças em meu inconsciente que fazem com que me identifique com aquela notícia.

Vamos lembrar que as situações que trazem emoções fortes, principalmente, são sinais de identificação. Ou seja, há algo dentro de você que encontra algum tipo de reconhecimento com o que está sendo mostrado.

Portanto, você tem toda a condição de integrar essas situações ou emoções por meio de seu perdão e amor.

Reflita e pratique! Um mundo mais amoroso começa a se tornar realidade através do seu comprometimento com o amor. A paz começa dentro de você!


Fonte:https://gshow.globo.com/horoscopo-etc/noticia/conheca-o-poder-do-hooponopono-e-resolva-relacoes-conturbadas-na-sua-vida.ghtml


Ho'oponopono: filosofia havaiana contra a mágoa traz efeito positivo pela repetição de frases curtas

Refletir sobre nós mesmos e sobre como nossas sensações condicionam atitudes e comportamentos nem sempre requer um momento de silêncio, de atenção plena e total desligamento do mundo exterior. É possível livrar-se de “amarras” e de lembranças negativas, aquelas que tornam o dia a dia pesado e estressante, repetindo quatro simples frases: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato”. 

A técnica é premissa da filosofia havaiana Ho’oponopono. Promete livrar quem a pratica de recordações que poluem a mente e envenenam o coração repetidas vezes, alimentando a mágoa, tais como discussões familiares ou uma situação desgastante no trabalho. Dentre os efeitos estão alma livre para emanar boas energias e a tão desejada paz interior. 

Em havaiano, Ho’o quer dizer causa, e ponopono, perfeição, ou seja, a expressão pode ser traduzida como corrigir um erro ou tornar certo. Por meio dessa prática que não requer aulas nem ensinamentos, é possível limpar a própria mente, deixando-a livre de memórias que nos prendem ao passado, impedindo uma vida mais leve.

Ouça a Oração Original do Ho'oponopono, na voz da psicóloga Fernanda Junqueira - que estuda a filosofia há sete anos:

 

 

Purificação

Ao praticar o Ho’oponopono, pede-se a Deus ou à divindade na qual se acredita, que limpe e purifique as memórias ruins que se repetem. Qualquer uma. De qualquer tempo. “Sinto muito” é o reconhecimento de que algo penetrou em seu corpo ou mente; é um pedido de perdão por isso. “Me perdoe” é um pedido a Deus para que o ajude a se perdoar, bem como perdoar o outro. “Te amo” ajuda a transmutar a energia bloqueada (em luz, compaixão etc). E “Sou grato” é a expressão de gratidão e fé de que tudo será resolvido para o bem de todos os envolvidos.

“A prática ocorre o tempo todo, pois a todo momento fazemos julgamentos que partem sempre de registros e condicionamentos que rondam nossa mente. Quando se sente que houve um julgamento e que isso gerou um sentimento de ansiedade ou um incômodo qualquer, simplesmente repete-se ‘Sinto muito. Me Perdoe. Te amo. Sou grato’, neutralizando a vibração do sentimento”, detalha Alexander McAllister, divulgador da filosofia no Brasil e fundador do portal Ho’ponopono Brasil. 

Há cerca de um ano a pet sitter Gabriela Falci, de 32 anos, passou a praticar o Ho’oponopono, motivada por um momento delicado da vida. “Começo o meu dia fazendo orações e mecanismos de limpeza, que incluem meditação, exercícios e respirações. Percebi muitas mudanças. As coisas fluem de forma mais natural, me sinto mais calma e consciente dos meus atos e pensamentos”.

Editoria de arte

Ho'oponopono

Clique para ampliar ou salvar a imagem

Fonte:https://www.hojeemdia.com.br/plural/ho-oponopono-filosofia-havaiana-contra-a-m%C3%A1goa-traz-efeito-positivo-pela-repeti%C3%A7%C3%A3o-de-frases-curtas-1.438303

Ho’oponopono: conquiste paz interior com 4 frases


Conheça o ho’oponopono, prática havaiana que ajuda a libertar a mente de memórias negativas, rancor e mágoas

Ho’oponopono é uma técnica havaiana antiga que enfoca a paz interior, o amor, o perdão, a gratidão e a cura de mágoas ou outros sentimentos negativos pelos quais somos invadidos no dia a dia. É uma prática de limpeza mental e espiritual que pode ser feita por qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar. Descubra como mentalizar o ho’oponopono e trazer mais leveza para a sua vida!

O que é ho’oponopono

A palavra “ho’o” significa “causa” em havaiano, enquanto “ponopono” significa “perfeição”. O termo “ho’oponopono” pode ser traduzido como “corrigir um erro” ou “corrigir”. O ho’oponopono surgiu a partir de uma experiência vivida pelo terapeuta e professor Ihaleakala Hew Len, que foi capaz de curar um pavilhão inteiro de criminosos com doenças mentais no Havaí, mesmo sem falar ou interagir com nenhum deles.

Ao analisar os registros de cada paciente, o terapeuta aplicou as palavras-chave do ho oponopono e a repetição da técnica alterou seu próprio humor. A atividade mental dos detidos também mudou. Os resultados foram tão surpreendentes que, em resumo, pode-se dizer que Len foi capaz de curar os prisioneiros como curava a si mesmo.

Como praticar o ho’oponopono

Como um mantra, o ho’oponopono consiste na repetição de quatro frases: “sinto muito”, “me perdoe”, eu te amo”, “sou grato”. O objetivo é guiar o praticante através das quatro etapas sentimentais: arrependimento, perdão, amor e gratidão.

A simples repetição dessas palavras pode desencadear a liberação de bloqueios e traumas, para que você possa ter mais controle sobre sua vida e tornando sua mente livre de memórias e sentimentos negativos.

É possível dizer que ho’oponopono é um processo de resolução de problemas que deve acontecer inteiramente dentro de você. Além disso, é um momento de bem-estar e uma oportunidade para refletir sobre seus sentimentos em relação a outras pessoas e a si mesmo.

Benefícios do ho’oponopono

Ho'ponopono
Imagem de Amy Treasure no Unsplash

Regeneração de memórias celulares

Você já teve a sensação de reviver várias vezes uma situação traumática, como assistir a um filme passando em sua cabeça?

Isso ocorre porque todas as nossas dores, preocupações e medos são gerados e armazenados em nossa memória celular. Ho’oponopono atua nesta área como uma limpeza profunda, eliminando memórias de sofrimento e sensações desconfortáveis.

Protagonismo da própria vida

No início, a ideia de responsabilidade e obrigação de responder por nossas ações pode parecer muito rígida. Porém, com o tempo, você pode se surpreender com sua independência e proatividade.

Ao abandonar a sensação de impotência ligada à ideia de que o sofrimento é causado apenas por fatores externos e incontroláveis, é possível transformar suas crenças e não ter uma postura vitimista, aumentando a sensação de poder pessoal.

Estabilidade emocional

Com a liberação de energias negativas, o equilíbrio emocional é privilegiado cada vez mais, à medida que os bloqueios da felicidade e da realização desaparecem, abrindo espaço para novas descobertas e paz interior.

Além disso, o praticante de ho’oponopono ganha a liberdade de não obedecer às suas memórias negativas, tornando-se mais calmo, relaxado e dono de si.

Relacionamentos mais saudáveis

Sempre que nos envolvemos em algum mal-entendido ou conflito, tendemos a pensar que apenas os outros estão errados.

ho’oponopono ajuda a desconstruir essa postura passiva para que o praticante possa entender que ele também é parte do problema e que, quando ele muda, seus relacionamentos mudam!

Como praticar

Para colocar o ho’oponopono em prática, você não precisa acreditar em divindades nem ter qualquer religião. Basta dizer (mentalmente ou em voz alta): “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Eu sou grato”.

É provável que você comece a experimentar sentimentos de compaixão, novas sensações interiores ou um simples relaxamento da mente assim que concluir a pronúncia das palavras pela primeira vez. Quando a energia bloqueada começa a ser liberada pelas células, também é comum que os praticantes tenham vontade de bocejar ou suspirar.

Você pode estar em qualquer lugar e repetir o mantra quantas vezes quiser. Não é necessário isolar-se em algum local, apagar as luzes ou acender um incenso para colocar o ho’oponopono. Simplesmente concentre-se no poder das palavras-chave e na sensação de pedir perdão, amar, agradecer e se arrepender. Os efeitos são surpreendentes.

Fonte:https://www.ecycle.com.br/hoponopono/

Ho'oponopono - Oração Original





Comentários