CIENTISTAS REALIZAM TELETRANSPORTE QUÂNTICO PELA PRIMEIRA VEZ

 

Cientistas fazem teleporte de dados como em 'Star Trek'

pela primeira vez

 

Sistema pode ser comparado à tecnologia vista em filmes, diz pesquisador.
Em circuito eletrônico, informação some em um ponto e aparece em outro.

Em um estudo publicado na revista científica Nature, pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, afirmam ter conseguido pela primeira vez teleportar um pacote de dados de uma ponta a outra de um circuito eletrônico. Baseado em leis da física quântica, o sistema dispensaria a necessidade de um "mensageiro" para transportar a informação, como pulsos eletromagnéticos ou ópticos, por exemplo.
"O teleporte quântico pode ser comparado ao teletransporte visto em séries de ficção científica como 'Star Trek'", diz Andreas Wallraff, professor do Departamento de Física do ETH e chefe do estudo. "A informação não viaja do ponto A ao ponto B. Ao invés disso, ela aparece no ponto B e desaparece no ponto A quando lida pelo ponto B". O pacote de dados teria sido teleportado por uma distância de cerca de 6 milímetros.
De acordo com o estudo, um dos pré-requisitos para o sistema é o "emaranhamento quântico" entre o emissor e o receptor de dados. O "emaranhamento quântico" é um elo "mágico" criado entre duas partes que explora as leis da física quântica, explica o relatório do ETH.
Após a criação desse emaranhamento, as duas partes podem ser fisicamente removidas sem que se perca a conexão entre ambas. Logo, um pacote de informação quântica enviado pelo emissor pode ser lido pelo receptor.
O estudo afirma que, apesar de outros experimentos de teleporte terem conseguido transportar dados sobre distâncias de mais de 100 km, o feito do ETH foi o primeiro a teleportar dados em um sistema que consiste de circuitos eletrônicos supercondutores.
Outra vantagem do projeto do ETH seria a sua velocidade, muito mais rápida do que outros sistemas. Neste dispositivo, aproximadamente 10 mil "quantum bits" podem ser teleportados por segundo.
 
Desenvolvimento da tecnologia

Segundo os cientistas do ETH, o próximo passo é aumentar a distância no sistema entre emissor e receptor. Os pesquisadores dizem que irão tentar teleportar informação de um chip para outro e que, a longo prazo, o objetivo é saber se a comunicação quântica pode ser utilizada para cobrir longas distâncias. "O teleporte é uma importante tecnologia do futuro no campo do processamento quântico de informação", diz Wallraff.
O estudo conta ainda que, "comparado às tecnologias de comunicação e informação de hoje, baseadas em leis da física clássica, o processamento quântico de informação tem a vantagem de oferecer uma densidade de dados muito maior. Em 'quantum bits', mais informação pode ser armazenada e processada de maneira mais eficiente que nos bits tradicionais".
 
Cientistas realizam teletransporte quântico dentro de circuito eletrônico pela primeira vez
De início, parece pouco, mas, como se trata de mecânica quântica, é um grande avanço: cientistas da ETH Zurich conseguiram “teletransportar” informações dentro de um circuito eletrônico.
“Normalmente, em telecomunicações, a informação é transmitida por pulsos eletromagnéticos. Em comunicação móvel, por exemplo, são usadas micro-ondas, e em conexões de fibra são usados pulsos ópticos”, explica o pesquisador Andreas Wallraff. No caso do teletransporte quântico, porém, “a informação não viaja do ponto A ao ponto B. Ao invés disso, ela aparece no ponto B e desaparece do ponto A, quando é lida no ponto B”.

Para chegar a esse resultado, Wallraff e sua equipe induziram um estado de emaranhamento quântico em duas partículas e as separaram, colocando uma no emissor e outra no receptor. Graças a propriedades da mecânica quântica, eles podiam transmitir instantaneamente uma informação de A para B – e com um índice de sucesso (40%) muito maior que o de experimentos anteriores.
Agora, a equipe pretende reproduzir a técnica com distâncias maiores entre receptor e emissor, trazendo o computador quântico cada vez mais próximo da realidade. [PopSci, Science 2.0, Nature]



Fonte:http://hypescience.com/cientistas-realizam-teletransporte-quantico-dentro-de-circuito-eletronico-pela-primeira-vez/?

Comentários